Municípios

Além Paraíba

Na divisa com o estado do Rio de Janeiro e localizado na região conhecida como Zona da Mata, o município é um dos 142 do estado de Minas agrupados em sete macrorregiões. De acordo com a estimativa do IBGE de 2018, sua população é de 35.321 habitantes.

Argirita

Rio Pardo era habitado pelos índios Puris e Botocudos e se transformou em um lugar de pousada para os bandeirantes e, posteriormente, para os tropeiros que encurtavam caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro. Sua população estimada em 2019 foi de 2.717 habitantes.

Astolfo Dutra

Sua população recenseada em 2010, segundo o IBGE, era de 13.049 habitantes. Sua economia se baseia na indústria de confecções. Local de nascimento do ator e escritor Luís Linhares.

Cataguases

Considerada como cidade histórica de Minas Gerais, esteve à frente no Movimento Moderno de arquitetura na década de 1940. Sua população foi estimada em 74.171 habitantes.

Santo Antônio do Aventureiro

As primeiras citações a respeito da existência de Santo Antônio do Aventureiro são da Diligência de São Martinho 1784, e narram a existência do córrego do Aventureiro.

Recreio

Distrito criado com a denominação de Recreio, pela Lei Estadual n.º 123, de 27-06-1890, e Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Leopoldina.

Dona Euzébia

O povoado que deu origem à cidade começou a se formar a partir de 1928. Uma fazendeira da região chamada Euzébia de Souza Lima doou terras para a construção da estação ferroviária e da igreja de Nossa Senhora das Dores. Sua população estimada em 6.066 habitantes.

Estrela Dalva

O município originou-se a partir do antigo Arraial dos Maias. Em 1882, o povoado que se formou em volta da estação ferroviária tornou-se distrito com o nome de São Sebastião da Estrela. Em 1953, emancipou-se do município de Volta Grande com o nome de Estrela Dalva. Sua população estimada em 2.703 habitantes.

Guidoval

No século XIX, o militar francês Guido Marlière foi enviado à região para pacificação dos índios. Residiu em uma fazenda denominada Guidoval, em território que corresponde ao do atual município, que se emancipou no ano de 1948.

Itamarati de Minas

Em 1891, atendendo aos fazendeiros da região, o governo estadual criou um distrito com sede no Engenho do Bom Sucesso. Assim, próximo ao engenho, foi erguido um povoado que, em 1962, emancipou-se de Cataguases.

Laranjal

Em meados do século XIX, resultante de um pouso dos tropeiros e boiadeiros de então, nasceu, à margem do caminho que levava a São Paulo do Muriaé, Presídio, Meio Pataca e outras localidades, o arraial que mais tarde viria a ser a bucólica cidade de Laranjal. Sua população estimada em 6465 habitantes.

Leopoldina

Pela ferrovia realizava-se o comércio com o Rio de Janeiro, capital do Império. Em 1879 fundou-se o Leopoldinense, primeiro jornal do município. Leopoldina chegou, inclusive, a receber a visita do Imperador D. Pedro II. Tem diversas atrações e agrada a todos os gostos.

Piraúba

Em 1866, foi inaugurada a Estrada de Ferro Leopoldina que trouxe desenvolvimento à região. Na localidade , formou-se o povoado que deu origem à Vila de São Sebastião, hoje, cidade de Piraúba. No ano de 1890, Piraúba foi elevada à distrito do município de Rio Pomba do qual se emancipou em 1953.

Palma

O povoamento iniciou-se num local que servia de pouso de tropas onde foi construída uma capela consagrada a São Francisco de Assis. Em 1864, o povoado tornou-se distrito com o nome de São Francisco de Assis do Capivara. Sua população estimada em 6.545 habitantes.

São Sebastião da Vargem Alegre

Seu território ocupa uma das menores áreas de Minas Gerais, é cortado por serras e é banhado pelo rio Preto. Suas datas festivas englobam o dia 14 de setembro, quando se comemora a Festa do Jubileu, e o dia 21 de dezembro, marcado pelas festividades em que se celebra a fundação do município.

Rodeiro

O município se estende por 72,7 km² e contava com 8 109 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 111,6 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Guidoval, Astolfo Dutra e Ubá. Situado a 378 metros de altitude.

Santana de Cataguases

Localizada na Zona da Mata Mineira, o município de Santana de Cataguases foi criado pela Lei Estadual nº 2.764, no início da década de sessenta. Cidade muito falada e conhecida por suas exposições agropecuárias, fazendas, cachoeiras, estação ferroviária, praças, igrejas e de seu delicioso pastel.

Volta Grande

Nos primórdios, a região em que hoje está inserido o município de Volta Grande era habitada pelos índios Puris. Incialmente, foi conhecida pela alcunha de Sertões do Leste sendo pouco valorizada pela Coroa portuguesa haja visto o auge do ciclo do ouro na região central de Minas Gerais.